Linha Desportiva
Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos
:: Arquivo - Hipismo ::
Olímpico João Oliva vencedor
do “Dressage Internacional 3* Cascais”


Olímpico João Oliva vence “Dressage Internacional 3* Cascais”(T)
 
Olímpico João Oliva vence “Dressage Internacional 3* Cascais”(tx)
aa

23.Fev.23 - O Centro Hípico da Costa do Estoril, em Cascais, recebeu no passado fim-de-semana, o ”Concurso de Dressage Internacional”, de 3 estrelas, o ”CDI 3* Cascais 2023”), primeiro do calendário nacional que contou com a participação de mais de 40 conjuntos de 13 países, evento que teve o apoio da Câmara Municipal de Cascais e que marcou presença na cerimónia final de entrega de prémios pelo vereador Francisco Kreye, homem forte do Desporto no município.
Foram quatro os vencedores, o brasileiro João Oliva na prova principal, o ”Grande Prémio”, com o garanhão Westfalian 'Feel Good VO' com a pontuação de 69,782%, tendo ao seu lado no pódio a moldava Alisa Glinka, com o garanhão Oldenburgo 'Aachen', com 69,609%, e o português Vasco Mira Godinho, com o Lusitano 'Iranico', ao somar 69,500%.
O olímpico João Oliva foi ainda o vencedor do ”Grande Prémio Especial” ao conseguir a sua melhor média 71,340%, seguido do também do cavaleiro brasileiro Renderson Oliveira, com o Lusitano 'Fogoso Campline', e de Vasco Mira Godinho com 'Iranico', ambos com a pontuação de 70,234%.
A vitória no ”Prix Saint Georges e Intermediária I” pertenceu ao britânico Angus Corrie-Deane, com o garanhão Hanoveriano 'Jack Johnson 2', vencedor nos dois dias com 71,647% e 72,265%, enquanto a italiana Lisa Caroline Bartz, com 'El Romana Plus', foi a dupla vencedora no escalão ”Júnior Team e Individual” com as médias de 70,636% e 70,735%.

Por fim, no escalão ”Young Riders”, a cavaleira portuguesa Nicole Silva foi a vencedora nos dois dias, com o cavalo Hanoveriano 'Funji', ao conseguir nas reprises 69,235% e 69,500%, já na prova internacional reservada aos Póneis, a italiana Salomé Bartz, com 'Derano B', foi a vencedora das reprises Team e Individual superando as suas pontuações anteriores ao alcançar as médias finais de 70,057% e 69,270%.
 
Cascais recebe este fim-de-semana
o “Dressage Internacional” 3 estrelas


Cascais recebe este fim-de-semana o “Dressage Internacional” 3***(T)

16.Fev.23 - O Centro Hípico da Costa do Estoril é a partir desta sexta-feira, 17 de Fevereiro, o palco do ”Concurso de Dressage Internacional”, de 3 estrelas, o ”CDI 3* Cascais 2023”), competição que decorre num importante ano de qualificações para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para os campeonatos europeus, com final no domingo, 19 de Fevereiro, com a participação dos melhores cavaleiros portugueses, assim como de cavaleiros e juízes vindos de vários pontos do mundo e será aberto ao público de todas as idades.

A Dressage é uma modalidade de ensino olímpica onde se pretende ver o grau de sujeição do cavalo pelo cavaleiro, e na qual o equídeo é conduzido a fazer figuras obrigatórias, que depois são avaliadas pelos juízes.

O ”CDI 3* Cascais 2023”, que tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais, vai contar com a presença de cavaleiros de 11 países, entre os quais os melhores cavaleiros portugueses que irão representar Portugal pelo mundo, num concurso julgado por alguns dos melhores juízes internacionais.
 
Cardiga Dressage Póneis vence
“Troféu Nacional de Dressage”


Cardiga Dressage Póneis vence “Troféu Nacional de Dressage”(T)
 
TX2

8.Dez.22 - Terceiro ano consecutivo da equipa da Academia Equestre João Cardiga, de Leceia, Oeiras, a Cardiga Dressage Póneis, a subir ao pódio para receber o troféu de vencedor do Troféu Nacional de Dressage”, em póneis, competição que decorreu no passado fim-de-semana, 3 e 4 de Dezembro, na Arruda dos Vinhos, nos escalões de formação entre os 6 e os 15 anos, com a participação de 40 conjuntos de todo o país.

Na grande final, em que participaram para além da equipa Cardiga Dressage Póneis, a do Cascais Riding Club, Centro Hípico da Ilha Terceira, MP Beloura e do Páteo Lusitano, três das quatro cavaleiras que João Pedro Cardiga, responsável desportivo da Academia oeirense, subiram ao pódio para receberem medalhas, Marta Roldão, com Trinco, o ouro de vencedora, e Inês Cardoso, com Gin, a prata de 2.ª classificada, ambas em juvenis, prata do 2.º lugar com que Maria Confraria, com Jet Set de Saldi foi agraciada em iniciados, escalão em que Frida Lwerenz, com Extreme finalizou na 4.ª posição.
 
Matilde Fernandes, com & Inca, volta
a sagrar-se vice-campeã nacional de Dressage


Matilde Fernandes, com & Inca, volta a ser vice-campeã nacional de Dressage(T)
 

29.Set.22 - A jovem Matilde Fernandes, montada em & Inca, dupla da Academia Equestre João Cardiga, voltou a sagrar-se vice-campeã nacional de Dressage, no escalão de póneis FEI, título já conquistado no ”Campeonato de Portugal” do ano passado.

O conjunto do clube sedeado em Leceia, Oeiras, que estão oficialmente juntos desde 2020, tornou-se uma dupla exemplo de valores positivos como o compromisso, a dedicação e superação ao longo do curto percurso que têm, pois quer cavaleira, quer cavalo, são muito jovens e pouco experientes, factores que no entanto não os impediram de subir ao pódio no passado fim-de-semana de 23 a 25 de Setembro na Beloura, local do ”Campeonato de Portugal de Dressage 2022”, para ser consagrada pela segunda vez consecutiva, títulos que se juntam ao 1.º lugar conseguido numa competição internacional, um CD13*, em 2021.

Para o treinador João Pedro Cardiga, que destaca a medalha de prata de Matilde Fernandes, com & Inca, como saber a 'ouro', refere que, apesar de muito jovem, o conjunto deixa já um bonito legado de valores numa altura em que a Academia Equestre João Cardiga comemora o 30.º ano de actividade.
Matilde Fernandes, com & Inca, volta a ser vice-campeã nacional de Dressage(tx)
 
Cardiga Dressage Póneis campeão
do “Troféu Nacional de Dressage”
* Cascais Riding Clube na 3.ª posição


Cardiga Dressage Póneis campeão do “Troféu Nacional de Dressage”(T)

16.Dez.21 - Vitória do Cardiga Dressage Póneis, equipa da Academia Equestre João Cardiga, de Leceia, Oeiras, na final do ”Troféu Nacional Dressage Póneis 2021”, ao somar 103 pontos na competição que decorreu no passado fim-de-semana, na Arruda dos Vinhos, nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, com a participação de mais três formações com destaque para o Cascais Riding Club, com 97 pontos, que ocupou o último lugar do pódio.
 
Cardiga Dressage Póneis campeão do “Troféu Nacional de Dressage”(tx)

Individualmente, o destaque vai para a vitória de Ema Ferreira, com Vitinha (Cardiga Dressage Póneis), em juvenis, escalão em que Henrique Abecassis, com Aladino (Cascais Riding Clube), subiu ao pódio na 2.ª posição, lugar que Inês Cardoso, com Gin, ocupou em iniciados com Marta Roldão, com Trinco (ambas do Cardiga Dressage Póneis) a sentar-se na 3.ª posição.

Nas restantes classificações, foram os seguintes jovens cavaleiros que finalizaram nos primeiros dez lugares:
Infantis – 4.ª Roza Bouça, com Chocolate; 5.º Rory Everett, com Pancho; 7.ª Maria Ramires, com Pancho e Penepole; 8.º Frederico Santos, com Darkim 435 e Penepole (todos do Cascais Riding Clube.
Iniciados – 5.ª Lúcia Vrijhoef, com Chocolate; 8.ª Matilde da Silva, com Chocolate; 9.ª Inez Wennberg, com Darkim 435; 10.ª Inês Diniz, com Darkim 435 (todos do Cascais Riding Clube).
 
Academia João Cardiga forma campeões
• Vitória Reame campeã nacional Póneis


Academia João Cardiga forma campeões(T)
 
Academia João Cardiga forma campeões(tx)

4.Out.18 - A jovem cavaleira Vitória Reame, de 7 anos, com Sherberton, sagrou-se campeã nacional de Dressage Póneis Infantis, em Lisboa, competição em que Beatriz Gonçalinho, conquistou a medalha de bronze no campeonato de Dressage Internacional (CDI3*), escalão Juniores FEI, entre 27 e 30 de Setembro.

As duas atletas juntam-se às campeãs Leonor Xarepe, com Belmonte e Rokaya Coundoul, com Brazão, que já tinham assegurado o titulo no Campeonato Regional de Dressage de Lisboa e Vale Tejo, nos escalões Médio e Elementar, que o Linha Desportiva já tinha noticiado, faltando apurar os campeões do troféu Dressage Póneis, nos escalões Infantil, Iniciados e Juvenis, bem como os de Equitação de Trabalho e os vencedores da Taça de Portugal de Dressage, competições em que participam atletas da Academia João Cardiga, sedeada em Leceia, Oeiras.
 
Leonor Xarepe e Rokaya Coundoul
vencem “Regional de Dressage”


 

12.Set.18 - Dois conjuntos que treinam na Academia Equestre João Cardiga, sedeado em Leceia, Oeiras, juntaram-se no passado fim-de-semana ao grupo de atletas medalhados do clube sedeado em Leceia, Oeiras, ao averbarem vitórias no ”Campeonato Regional Dressage Lisboa e Vale do Tejo”, são eles Leonor Xarepe com Belmonte e Rokaya Coundoul com Brazão, respectivamente, nos escalões Médio e Elementar, competição cuja final decorreu no Centro Hípico da Costa do Estoril.

Estas vitórias permitem às duas atletas a participação directa no ”Open de Dressage” que terá lugar durante a grande final do campeonato de ”Portugal de Dressage”, dias 22 e 23 de Setembro, no Hipódromo de Campo Grande, em Lisboa.
 
Academia Equestre João Cardiga
no “Mundial de Paradressage”



22.Ago.18 - Três conjuntos da Academia Equestre João Cardiga, sedeada em Leceia, Oeiras, vão marcara presença no “Campeonato do Mundo de Paradressage”, competição que vai decorrer entre 11 a 23 de Setembro no Centro Equestre Internacional Tryon, em Mill Spring, Carolina do Norte, Estados Unidos da América.
 

A partida dos cavalos de Inês Alemão, José Neves e Sara Duarte, está marcada para o dia 8 de Setembro, seguindo depois os cavaleiros, todos com paralisia cerebral, tendo em vista a sua participação nos “FEI World Equestrian Games”, que João Cardiga, chefe da equipa, refere ter sido resultado de muita persistência e investimento nesta disciplina, acrescentando:

‘Há mais de duas décadas que a Academia trabalha, sempre com os olhos postos numa possível representação paralímpica, não a nível individual, como tem sido até aqui, mas com uma equipa a representar as cores nacionais, o que vai acontecer neste Mundial’.

Para além de Inês Alemão Teixeira, com Giraldo do Sernadinha (Grau III), José Neves, com Vendetto C (Grau I) e Sara Duarte, com Daxx du Hans (Grau II), como primeira reserva, a selecção de Portugal vai contar ainda com Ana Mota Veiga, com Convicto (Grau 1).

Os “FEI World Equestrian Games”, que decorrem de quatro em quatro anos, entre o ciclo olímpico, é um dos maiores eventos do calendário desportivo global, que combina oito eventos equestres à escala Mundial num mesmo local – Obstáculos, Dressage, Paradressage, Eventing, Atrelagem, Endurance, Volteio e Reining.
 
 
 
 
Arquivo - Andebol
Arquivo - Automóveis
Arquivo - Badminton
Arquivo - Boxe
Arquivo - Ciclismo
Arquivo - Footgolfe
Arquivo - Esgrima
Arquivo - Skate
Arquivo - Ginástica
Arquivo - Hipismo
Arquivo - Hóquei em Campo
Arquivo - Horseball
Arquivo - Jetski
Arquivo - Karaté/Judo/Taekwondo/Jiu-Jitsu
Arquivo - Karting/Motociclismo
Arquivo - Minigolfe
Arquivo - Natação/Polo Aquático
Arquivo - Pesca
Arquivo - Râguebi
Arquivo - Padel / Ténis de Mesa
Arquivo - Tiro
Arquivo - Triatlo/Duatlo/Aquatlo
Arquivo - Voleibol
Arquivo - Xadrez
 
 





Linha Desportiva
Linha Desportiva | Ficha Técnica | Registo ERC nº 125284 | Direcção: Lobo Pimentel | CONTACTOS | Design & Desenvolvimento: ST Collective Copyright © Todos os direitos reservados